11 fevereiro 2007

PC Gusmão já caiu?

O Fluminense praticamente deu adeus à Taça Guanabara após a derrota de sábado à noite para o América, no Maracanã. Até aí, nenhuma novidade, pois poucos tricolores acreditavam que o técnico PC Gusmão conseguiria dar padrão de jogo a este time, que estrearia o esquema 352. Durante toda a pré-temporada, na Granja Comary, em nenhum coletivo foi treinado este esquema de jogo. E agora, na hora do desespero, o técnico passa uma semana treinando o time em meio expediente e bem... não poderia resultar em coisa diferente do que vimos em campo.

Junior Cesar

Teoricamente seria um esquema muito melhor para nós, porque colocaria em campo o Roger, que não pode ficar de fora desse time de jeito nenhum, e isso ficou provado hoje; e por que daria liberdade aos alas de apoiarem o ataque. Contratamos Júnior César pagando peso de ouro, parece que recebe um salário de R$ 70 mil, o que, convenhamos, é muito para o seu pobre futebol. Mas já que o contratamos, e ele está jogando, ou pelo menos entrando em campo, é bom que usemos o 352 para que ele possa fazer a única coisa que sabe, que é apoiar o ataque. Mas hoje nem isso fez. Se escondeu do jogo, nem atacando, nem defendendo. Só não estava mais perdido do que o nosso treinador.

Durante o primeiro tempo, o meio campo do Flu inexistiu. Carlos Alberto tentava, sozinho, fazer a bola chagar ao ataque, mas não sabia se era meio-campo ou atacante. Não chegamos a ameaçar em nenhum momento, e quando chegamos na área do América, éramos apenas um ou dois contra seis ou sete. Impossível fazer um gol assim. Cícero e Thiago Neves, perdidos em campo, pareciam nunca ter jogado no meio-campo.

Mas falar mal do Fluminense é uma injustiça contra o time do América, que entrou em campo bem postado, bem armado e soube esperar pelo resultado, aproveitando-se do nervosismo do Fluminense, que só aumentava à medida que o tempo ia passando e o time jogava cada vez pior. Nos acréscimos, Roger faz uma falta desnecessária na lateral do campo. O América cobra a falta com um chuveirinho e dá pane total na zaga tricolor, que deixa o América abrir a contagem com o fraquíssimo Bruno Lazaroni. Detalhe: Além deste molambo, o time do América conta ainda com os veteranos Júnior Baiano, Válber e Júnior Amorim.

No segundo tempo, PC mexeu no meio campo tirando as duas peças nulas, Cícero e Thiago Neves, botando Soares e André Moritz. Este último mostrou bom futebol e não pode ficar fora do time. Sabe trabalhar a bola, virar o jogo e servir os companheiros de ataque. Soares ficou impedido em quase todas as oportunidades em que pegou na bola. A arbitragem, muito ruim, de Antônio Frederico de Carvalho Schneider (que chegou a cair sozinho no primeiro tempo), foi condescendente em duas oportunidades com Júnior Baiano, evitando o segundo cartão amarelo que o tiraria de jogo. Ficando em campo, Baiano foi o melhor jogador da defesa do América, salvando tudo de cabeça, pois o Fluminense insistia no chuveirinho. No lance do segundo gol do América, por outro lado, a arbitragem acertou ao não marcar impedimento de Marco Brito.



Reclamar da arbitragem é bobagem, pois o time provavelmente perderia do mesmo jeito se a arbitragem tivesse sido justa. Estamos pagando pelos erros do passado, quando deixamos o Abel ir embora, juntamente com o Gabriel e o Leandro. Em vez de mantermos a base vencedora, a diretoria tricolor preferiu começar tudo do zero, e ainda estamos na estaca zero. Provavelmente o PC Gusmão será demitido durante a semana e outro molambo será contratado para treinar o time. Não há muitos técnicos bons no mercado. Disponíveis, que eu me lembre, nenhum. Deve vir alguém do nível de um Joel Santana, o que nada resolverá. É uma pena, pois temos 30 dias até a estréia do Flu pela Taça Rio, e poderíamos fazer nessa inter-temporada aquilo que o PC Gusmão foi incapaz de fazer na Granja Comary, com todas as condições que lhe foram dadas.

PC Gusmão provou que era aquilo que todos nós suspeitávamos: um incompetente, e um aproveitador que vai receber uma multa estratosférica com essa rescisão de contrato, recebendo nessa demissão mais do que nós torcedores receberemos em toda nossa vida de trabalho. Bem, pelo menos sua máscara já caiu e nenhum time brasileiro cairá mais nesse conto do vigário chamado PC Gusmão. Estamos ansiosamente esperando a notícia de sua demissão. E com o coração na mão esperando o nome do novo técnico.


FICHA TÉCNICA - SÚMULA
FLUMINENSE 0 X 2 AMÉRICA

Local: Maracanã, Rio de Janeiro(RJ)
Data - hora: 10/02 - 20h30min
Árbitro: Antonio Frederico de Carvalho Schneider
Auxiliares: Marcelo Fonseca Duarte e Jackson Lourenço Massara dos Santos

Borderô
Renda: R$ 139.690,00
Público pagante: 11.331

Cartões Amarelos: Carlos Alberto (FLU); Júnior Baiano e André (AME)
Cartões Vermelhos: -
Gol: Bruno Lazaroni, 46'/1ºT (0-1), e Marco Brito, 27'/2ºT (0-2)

FLUMINENSE: Ricardo Berna, Thiago Silva, Luiz Alberto e Roger; Carlinhos, Arouca, Cícero (Soares, intervalo), Thiago Neves (André Moritz, intervalo) e Júnior Cesar (Rafael Moura, 28'/2ºT); Carlos Alberto e Alex Dias. Técnico: Paulo César Gusmão.

AMÉRICA: Eduardo, Denis (Guerra, intervalo), André, Júnior Baiano e Maciel; Válber, Bruno Lazaroni, André Gomes e Leandro Chaves (Argeu, 16'/2ºT); Júnior Amorim e Marco Brito (Douglas, 30'/2ºT. Técnico: Aílton Ferraz.

Sem comentários: