13 fevereiro 2007

Carta aberta ao Ouvidor da FFERJ

Prezado Dr. Octávio Augusto Brandão Gomes,

Meu nome é Renato Machado. Acompanho o futebol carioca há mais de 30 anos e sou freqüentador assíduo dos estádios. Isto dito, gostaria de fazer uma reclamação e uma sugestão. A minha reclamação diz respeito à segunda perda de mando de campo de um rival do Flamengo no mesmo campeonato. Na primeira vez, contra o Americano, revoltei-me, mas fiquei calado. Agora, pela segunda vez, contra o Madureira, lamentavelmente acontece a mesma coisa e o Flamengo decidirá a sua classificação fora do campo do seu adversário. O Flamengo será o único clube a jogar um turno inteiro sem enfrentar um adversário em seu campo de jogo. Talvez pela primeira vez na história do futebol um absurdo como este esteja acontecendo. Um absurdo digno de figurar no livro Guiness de recordes. Como, na qualidade de torcedor, posso levar este campeonato à sério?

Eu entendo que se um estádio não reúne as condições para uma partida de futebol, ele deve ser interditado e todos os clubes que lá jogariam devem ter seus jogos transferidos, não apenas o clube da maior torcida, correto? Não entendo muito de leis mais sei que existe um princípio da igualdade, que deve ser aplicado no futebol. Curioso é que o clube beneficiado por essas duas transferências seja justamente aquele que protagonizou em 1986 o chamado escândalo das papeletas amarelas, quando árbitros foram subornados para beneficiá-lo e tal esquema só foi descoberto por que a diretoria rubro-negra lançou a verba do suborno na contabilidade do clube... Muito suspeito que os dois estádios estejam sendo interditados convenientemente antes dos jogos contra esse mesmo clube, não?

A minha sugestão é que no ano que vem, para facilitar tudo, façam um campeonato mais simples, com apenas dois clubes, Flamengo e Vasco disputando uma melhor de 15 partidas. Será uma afronta menor à inteligência dos torcedores.

Sem comentários: