17 fevereiro 2007

Gutemberg de Paula Fonseca, o nome do jogo

Fluminense e Vasco empataram em 4 a 4 hoje no Maracanã. Esse não é um placar comum em partidas de futebol, mas geralmente hoje, sábado de Zé Pereira, costuma acontecer placares elásticos e inusitados. O grande responsável pelo empate em 4 a 4 foi Gutemberg de Paula Fonseca, o árbitro do jogo, que marcou um pênalti inexistente a favor do Vasco aos 42 minutos do segundo tempo.

O Fluminense foi dirigido pelo desconhecido interino Vinicius Eutrópio, que tem nome estranho mas mostrou conhecer mais de futebol do que o seu antecessor, PC Gusmão. Seu maior mérito foi não inventar e colocar os jogadores em suas reais posições. Foi o suficiente para o time se encontrar em campo e os jogadores atuarem com mais desenvoltura e segurança. Arouca e Cícero, que sob o comando de PC Gusmão, a cada partida jogavam em uma posição diferente, estavam bem mais à vontade e até se aventuravam ao ataque. Arouca se entendia muito bem com Carlinhos, que está sendo a melhor surpresa de todas as 17 contratações que o Fluminense fez para essa temporada.

Cícero finalmente foi colocado para jogar ao lado de Soares. Já no jogo contra a ADESG, quarta-feira passada, os dois atuaram juntos, o que não havia acontecido sob o comando do PC. Naquela partida Soares marcou um gol e Cícero cobrou a falta que resultou no gol segundo gol tricolor, de Alex Dias. Hoje os dois voltaram a mostrar bom entrosamento e em um dos lances, no primeiro tempo, fizeram uma bela tabelinha que deixou Soares na cara do gol. Soares marcou o primeiro gol aproveitando-se do mau posicionamento do goleiro vascaíno, e poderia ter feito mais dois ou três ainda no primeiro tempo.

O Vasco empatou o jogo após uma série de faltas mal marcadas a seu favor, pelo péssimo árbitro Gutemberg de Paula Fonseca. Além de inventar e inverter faltas, este árbitro puniu com cartão amarelo seguidamente quatro jogadores do Fluminense, no primeiro tempo. Das quatro punições, a única correta foi o cartão aplicado sobre Carlos Alberto, que realmente mereceu a punição. Enquanto os jogadores do Fluminense ficavam pendurados, os vascaínos tinham salvo conduto para cometer suas faltas.

O Fluminense voltou a ficar em vantagem após um escanteio muito bem cobrado por Carlinhos, em Cícero, com uma grande impulsão, fez um belo gol de cabeça. No segundo tempo, logo aos 3 minutos, Alex Dias deixa Soares livre para fazer o terceiro gol.

O segundo gol vascaíno foi de falta. Uma bela cobrança de Diego, no ângulo. Ricardo Berna foi na bola, mas não conseguiu chegar à tempo. A bola bateu na trave e entrou. O Fluminense continuava jogando à vontade e numa tabela em velocidade entre Alex Dias e Carlos Alberto, Cássio defendeu com os pés e no rebote, Alex Dias pega de voleio e chuta no ângulo, fazendo o quarto gol tricolor.

Soares, entre 3 vascainos

Nesse momento, Eutrópio cometeu o erro fatal, mexendo no time para segurar o resultado. Tirou Cícero e colocou Romeu, e tirou Soares para colocar David. O Fluminense perdeu seu potencial ofensivo e atraiu o Vasco para cima de si. O Vasco chegou ao terceiro gol através de Leandro Amaral, aproveitando-se dos espaços que Ivan deixava na lateral esquerda, e ao quarto, através de Gutemberg de Paula Fonseca, que marcou pênalti inexistente.

Ao final do jogo, o coordenador de futebol do Fluminense, Branco, estava revoltado com a atuação do árbitro.

- Esse árbitro não atua mais em jogos do Fluminense. Ele foi para o Maracanã mal-intencionado e é um péssimo profissional - afirma Branco.

Além da bronca pelo pênalti mal marcado, Branco também contestou a atuação do árbitro na parte disciplinar. O dirigente afirmou que ele coagiu os jogadores dentro de campo.

- Só não ganhamos o jogo porque atuamos contra 12. Ele deu sete cartões amarelos para o nosso time e ameaçou os jogadores em campo - diz Branco, que deverá encaminhar uma representação à Comissão de Arbitragem da Federação no dia 26, quando a entidade voltará a funcionar normalmente.

É uma atitude positiva do Branco, pois durante todos esses últimos vinte e poucos anos em que Eurico Miranda vem reinando na Federação Carioca, o Fluminense nunca se posicionou claramente contra essa situação, aceitando tudo passivamente. Esperamos que o Branco realmente faça valer a voz do Fluminense e os árbitros passem a apitar com imparcialidade, principalmente nas partidas contra o Vasco.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 4 X 4 VASCO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro(RJ)
Data - hora: 17/02 - 18h10min
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca/RJ
Auxiliares: Carlos Henrique Alves de Lima/RJ e Dibert Pedrosa Moises

Borderô
Renda: R$235.350,00
Público: 12.745 pagantes

Cartões Amarelos: Ivan, Cícero, Alex Dias, Carlos Alberto, Roger e Soares (FLU); Ives, Fábio Braz e Thiago Maciel (VAS)
Cartões vermelhos: não houve

GOLS: Soares 12'/1ºT (1-0), Leandro Amaral 32'/1ºT (1-1), Cícero 42'/1ºT (2-1), Soares 3'2ºT/ (3-1), Leandro Amaral 8'/2ºT (3-2), Alex Dias 21'/2ºT (4-2), Diego 27'/2T (4-3) e Leandro Amaral 42'/ºT (4-4)

FLUMINENSE: Ricardo Berna, Carlinhos, Thiago Silva, Roger e Ivan; Fabinho, Arouca, Cícero (Romeu, 26'/2ºT) e Carlos Alberto; Alex Dias (Rafael Moura) e Soares (David) - Técnico: Vinícius Eutrópio

VASCO: Cássio, Thiago Maciel (Eduardo, 18/2ºT), Fábio Braz, Jorge Luiz e Diego; Ives, Amaral, Darío Conca e Morais (Abedi, intervalo); André Dias (Romário, 12'/2ºT) e Leandro Amaral - Técnico: Renato Gaúcho.

Sem comentários: