05 julho 2008

Quem fala demais dá bom dia a Cevallos

Quem fala demais dá bom dia a Cevallos
A perda da Libertadores para a LDU deixou uma lição que dificilmente será aprendida pelos dirigentes tricolores, os grandes responsáveis pela derrota. Uma lição não, várias. Foram tantos os erros na preparação da equipe, comandada amadoristicamente pelo técnico boquirroto que mais uma vez prometeu o que não cumpriu. Renato Gaúcho, que definitivamente não é técnico de futebol, deveria tentar a carreira política onde certamente terá melhor sorte. E que leve junto seu pupilo Ygor. Os dois morreram abraçados na Copa Libertadores e levaram o Fluminense para o fundo do poço.


Acredito que as vitórias são vencidas pela alma, e o Fluminense entrou em campo derrotado. Derrotado pela empáfia de Renato Gaúcho, pela apresentação bisonha em Quito, pela preparação mal feita para os dois jogos da final. Mesmo derrotados, sem organização tática nenhuma, os jogadores foram heróis que conseguiram construir um final digno, ou uma linda derrota.

O árbitro também não teve nenhuma influência no resultado do jogo. Foi pênalti, mas quem garante que Cevallos não iria defender? Quem quer ser campeão não fica procurando culpados para seu insucesso, simplesmente atropela todas as adversidades. Como fez a LDU, que teve um gol anulado no final da prorrogação e venceu nos pênaltis. Se o Fluminense tivesse vencido nos pênaltis quem estaria reclamando do juiz seria a LDU. Reclamar do juiz é encobrir os próprios erros.

Erros como não ter aproveitado os 20 dias de intervalo após o jogo contra o Boca Juniors para ambientar-se na altitude de Quito. Erros como ter mantido um técnico falastrão que foi incapaz de dar padrão de jogo à equipe, que não sabe escalar e substituir, e deixa no banco Dodô, um dos seis jogadores do tricolor que foram escolhidos para a seleção da Libertadores. Erros como não ter levado o time para fora do Rio nos dias que antecederam a final. Treinando nas Laranjeiras, sob a vista da torcida e dos olheiros da LDU, os jogadores treinaram cobranças de pênaltis e Conca teve uma cobrança chutada no meio do gol e defendida por Fernando Henrique muito parecida com a que aconteceu no jogo. Coincidência? Não acredito.

A verdade é que paradoxalmente a LDU mostrou-se muito mais estruturada, preparada para a essa competição do que o Fluminense. Ouvi dizer que eles treinam em um CT com 16 campos de treinamento. Enquanto isso nós treinamos num campo esburacado nas ruínas do primeiro estádio construído no Brasil. Eles têm um técnico que deu padrão de jogo à equipe e nós temos um motivador que conseguiu desmotivar seu principal artilheiro.

O Fluminense pode até voltar a disputar uma final de Libertadores, mas do jeito que estamos organizados, não sei se ainda estarei vivo para ver isso acontecer. É uma pena que o Fluminense não esteja aproveitando os milhões de seu patrocinador para crescer de forma sustentada. É uma pena que o patrocinador esteja satisfeito com a arrogância de Renato, que coloca o Fluminense na mídia, embora de forma negativa e sem resultar em título. Quem fala demais dá bom dia a Cevallos.

FICHA TÉCNICA - SÚMULA:

FLUMINENSE 3(1) X 1(3) LDU

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 2/7/2008 - 21h50min (de Brasília)
Árbitro: Héctor Baldassi (Fifa-ARG)
Auxiliares: Ricardo Casas (ARG) e Hernán Maidana (ARG)

Renda-público: R$3.910.044,00 - 78.918 pagantes / 86.027 presentes

Cartões amarelos: Luiz Alberto, Cícero e Thiago Silva (FLU); Bieler, Vera e Cevallos (LDU).

Cartão vermelho: Luiz Alberto, 15'/2ºT - prorrogação (FLU)

GOLS: Bolaños, 5'/1ºT (0-1); Thiago Neves, 11'/1ºT (1-1); Thiago Neves, 28'/1ºT (2-1); Thiago Neves, 12'/2ºT (3-1)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Gabriel (Maurício, intervalo - prorrogação), Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Ygor (Dodô, intervalo), Arouca (Roger, 5'/2ºT - prorrogação), Cícero, Conca e Thiago Neves; Washington. Técnico: Renato Gaúcho.

LDU: Cevallos, Calle, Jairo Campos e Norberto Araujo; Guerrón, Urrutia, Daniel Vera, Bolaños (Salas, intervalo - prorrogação), Manso (Willian Araujo, 42'/2ºT) e Ambrossi; Bieler. Técnico: Edgardo Bauza.

Pênaltis convertidos : Urrutia (LDU), Salas (LDU), Cícero (FLU) e Guerrón (LDU).

Pênaltis perdidos : Conca (FLU), Campos (LDU), Thiago Neves (FLU) e Washington (FLU).

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo com vc, principalmente na parte da preparação. Vai ver eles aproveitaram os 20 dias entre a semi-final e a final para tirar ferias...