29 março 2007

Fluminense vence Fla-Flu de virada


O Fla-Flu de hoje à noite no Maracanã era um jogo decisivo para as duas equipes, em que a derrota significaria a eliminação. Para o Flamengo, da Taça Rio; para o Fluminense, do próprio campeonato carioca. Era de se esperar que o Fluminense fosse o time mais interessado na vitória, mas não foi isso o que se viu em campo. Em ritmo de treino, as duas equipes se arrastavam, cumprindo tabela. O Flamengo, bem melhor organizado, dominava a posse de bola e marcava bem o Fluminense, que sequer conseguia armar um contra-ataque.

Em ritmo lento e sem criatividade, o Fluminense se limitava a chuveirinhos que eram facilmente interceptados pelo bom goleiro rubro-negro, Bruno. Em um desses chuveirinhos, após uma falta cobrada por Carlinhos, Bruno faz a defesa e lança a bola para o contra-ataque flamenguista. Roni cai pela ponta-esquerda, aproveitando o buraco deixado pela subida de Carlinhos ao ataque, Fabinho falha na marcação, e Roni consegue cruzar rasteiro para Souza abrir o placar.

A derrota parcial no intervalo foi um placar justo para o Fluminense, que entrou em campo mal escalado, com Fernando Henrique no gol e Romeu de volante. Fernando Henrique não falhou no lance do gol flamenguista, mas em duas oportunidades teve mais sorte do que juízo. No primeiro tempo, saiu mal do gol e por sorte Renato não conseguiu encobri-lo de cabeça. No segundo tempo, repetiu o erro e o Flamengo mandou uma bola no travessão. Romeu era outra nulidade em campo e protagonizou vários lances bizarros. No pior de todos, caiu sentado e deixou a bola para o contra-ataque do Flamengo. Na lateral esquerda, Ivan também não vinha bem e quase não arriscava uma subida ao ataque. Quando resolvia subir, perdia a bola infantilmente e deixava uma avenida às suas costas.

O Fluminense deu a sorte (e teve a competência) de voltar mais ligado para o segundo tempo e conseguir o empate logo no reinício do jogo, com Cícero completando de primeira um cruzamento de Carlinhos. O gol abalou a equipe do Flamengo por cerca de 15 minutos, em que o Fluminense foi todo pressão, mas não conseguiu converter as chances em gol. A partir daí, o Flamengo voltou a jogar melhor. Renato Augusto puxava os contra-ataques e era o melhor jogador do Flamengo. Fernando Henrique defendeu um bom chute de Renato Augusto. Outra bola foi na trave, e Thiago Silva, o nosso melhor jogador em campo, salvou pelo menos outros dois lances.

Aos 25 minutos, substituições em massa: o Flamengo tira Roni e põe Juninho Paulista. O Fluminense tira Soares, que vinha mal na partida e põe Lenny, que foi pior. Ia tirar David para a entrada de André Moritza, mas Carlinhos sente uma contusão e tem que sair. Romeu deveria vir para a lateral direita, mas passa ainda cinco minutos jogando de volante até que alguém consegue avisá-lo que ele deveria ser lateral. Coisas de um time sem comando como o Flu. Que falta faz o Marcão...

David acaba saindo mais tarde, no finzinho do jogo, cansado, para a entrada de Thiago Neves. Cícero cai no meio campo, sentindo câimbras, mas o Fluminense já havia queimado as três substituições. E nesse finzinho de jogo, o Fluminense consegue encontrar a sua melhor formação. André Moritz entrou muito bem no jogo, ocupando o meio-campo, defendendo e atacando. Aos 41 minutos, Irineu, zagueiro do Flamengo vai cortar uma bola e espirra o taco. A bola sobra a feição para Alex Dias marcar. Só ele o goleiro Bruno pela frente, mas Alex Dias erra a conclusão e chuta para fora. Seria o gol da virada. Quando ninguém esperava mais nada, aos 48 minutos do segundo tempo, Thiago Neves toca para Alex Dias, que toca de primeira para dentro da área. Cícero entra na corrida e toca para o gol, também de primeira. Bruno ainda toca na bola, mas ela entra.

O Fluminense consegue uma vitória injusta, mas não importa. Ainda estamos vivos no campeonato e voltamos a vencer um clássico, depois de um ano. Agora é esperar para ver se Joel vai manter no time os jogadores que mostraram evolução, ou se vai continuar insistindo com Carlos Alberto, gordo e fora de forma.






FICHA TÉCNICA - SÚMULA
FLUMINENSE 2 X 1 FLAMENGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data - hora: 29/03 - 20h30min

Árbitro: Djalma José Beltrami Teixeira (RJ)
Auxiliares: Hilton Moutinho Rodrigues e Delcio da Silva Brum (RJ)

Cartões Amarelos: David, Fabinho (FLU); Leonardo (FLA)
Cartões Vermelhos: Não houve.

Borderô:
Renda: R$ 200.905,00
Público: 11.288 pagantes

GOLS: Souza, 29'/1ºT (0-1); Cícero, 1'/2ºT (1-1); Cícero, 48'/2ºT (2-1)

FLAMENGO: Bruno, Luisinho (Leandro Salino, intervalo), Irineu, Ronaldo Angelim e Juan; Paulinho, Léo Medeiros, Renato e Renato Augusto; Roni (Juninho Paulista, 23'/2ºT) e Souza (Leonardo, 37'/2ºT). Técnico: Ney Franco.

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Carlinhos (André Moritz, 23'/2ºT), Thiago Silva, Luiz Alberto e Ivan; Fabinho, Romeu, Cícero e David (Thiago Neves, 37'/2ºT) ; Alex Dias e Soares (Lenny, 23'/2ºT). Técnico: Joel Santana.

Sem comentários: