12 março 2007

Patinando sem sair do lugar

Alex Dias
O Fluminense foi o último time grande a estrear no segundo turno. Quando entrou em campo ontem, para enfrentar a Cabofriense, já sabia que teria que vencer o jogo, pois seus adversários diretos na chave, Vasco e América, também venceram seus jogos. Na preliminar o Botafogo goleou o Friburguense por 7 a 0, aumentando mais ainda a pressão para cima do Flu.

A expectativa da torcida era enorme pois o time teve um grande período de treinamento já sob o comando de Joel e do novo preparador físico, Fabio Mahseredjian. Além disso nos dois últimos jogos, contra o Vasco e ADESG, o time mostrou evolução e jogou bem. Entretanto, logo nos primeiros minutos ficou claro que alguma coisa estava errada. O Fluminense não conseguia criar chances de gol, limitando-se a chuveirinhos na área, e não mantinha a posse de bola. Aos 17 minutos, depois de uma falha do lateral esquerdo Ivan, a Cabofriense abriu o placar. Foi o suficiente para ecoarem as primeiras vaias da torcida.

Ainda o primeiro tempo, o Fluminense conseguiu a virada, com dois gols de Alex Dias. O segundo, em bela jogada individual, num rápido contra-ataque em que foi lançado por Fabinho. As substituições de Joel pioraram o time. Rafael jogou pior que Carlinhos, que vinha sendo um dos destaques do time. No segundo tempo, Carlinhos entrou para dar mais movimentação e apoio ao ataque pelo lado direito e ainda marcou um belo gol, num chute fortíssimo de fora da área. Fernando Henrique também não jogou bem, foi pouco exigido pelo ataque da Cabofriense, mas mostrou hesitação em uma bola cruzada na área, sem falar que usa e abusa dos chutões para o ataque. Perdemos a saída de bola inteligente de Ricardo Berna, que sempre encontrava um companheiro bem colocado para sair jogando. Com os chutões de Fernando Henrique, nossa posse de bola fica ainda mais comprometida. O Fluminense precisa aumentar a posse de bola para cansar o adversário e descansar durante o jogo. Não é possível jogar apenas no contra-ataque, isso é uma tática simples demais para ser aplicada durante todo o jogo. É uma pena, mas hoje podemos dizer que o Fluminense regrediu taticamente do que apresentou no jogo contra o Vasco.



A triste conclusão é que já estamos no mês de março e ainda não temos time. Nosso time não tem alma. Não há conjunto, há apenas valores individuais esforçando-se isoladamente. Isso não leva a nada. Quem conquista títulos é a alma, já disse um cronista esportivo.

Depois da atuação de hoje, posso dizer que não acredito no Fluminense nesse campeonato. Há um caminho muito longo a percorrer e parece que estamos patinando sem sair do lugar. O que mais nos desanima é que quando finalmente conseguirmos formar um time, a diretoria irá desfazê-lo e tudo voltará à mesma.


FICHA TÉCNICA - SÚMULA

FLUMINENSE 3 x 1 CABOFRIENSE

Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 11/3/2007 - 18h10min (de Brasília)

Árbitro: Marcelo de Souza Pinto
Auxiliares: Élson Passos Senna Filho e Ronaldo Cristiano Kenupp

Borderô:
Público pagante: 13.119
Renda: R$ 151.565,00

Cartões amarelos: Esquerdinha (CAB)

Gols: 17'/1ºT (0-1) William; 31'/1ºT - (1-1) Alex Dias; 38'/1ºT - (2-1) Alex Dias; 33'/2ºT - Carlinhos (3-1)

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Rafael (Carlinhos - 24'/2ºT), Thiago Silva, Luiz Alberto e Ivan; Fabinho, Arouca, Cícero e Thiago Neves (Lenny - 24'/2ºT); Alex Dias e Soares (Romeu - 37'/2ºT). Técnico: Joel Santana

CABOFRIENSE: Gatti, Valdir, Cléberson, Everton e Leandro Luz (Júlio César - 11'/2ºT) ; Marcão, Jardel, Marcelinho e Esquerdinha; William (Fábio Pinto - 27'/2ºT) e Alexssandro (Luiz Carlos- 27'/2ºT). Técnico: Waldemar Lemos.

Sem comentários: