05 março 2007

A bruxa estava solta

A bruxa estava solta nesse fim de semana. Em São Paulo, Corinthians e Palmeiras fizeram o clássico da rodada, e dois jogadores, um de cada lado, tiveram contusões semelhantes no joelho: Nilmar e Alemão sofreram ruptura do ligamento cruzado anterior. A situação de Nilmar é a mais triste. O craque corintiano havia retornado aos campos há pouco tempo, vindo justamente de uma lesão como essa, só que no outro joelho. Agora serão pelo menos mais seis meses de recuperação, cirurgia e fisioterapia para que Nilmar possa voltar a jogar. A ironia é que esta contusão, assim como a primeira, também aconteceu num Palmeiras x Corinthians, sem que Nilmar tivesse tido qualquer choque com o adversário: torceu o joelho sozinho, o que pode demonstrar uma fragilidade e tendência do jogador a esse tipo de lesão.

O jogador, que é jovem ainda, poderá voltar a apresentar o futebol que encantou a todos nós. O enxerto que será implantado em seu joelho para fazer o papel do ligamento rompido, tem uma resistência três vezes maior que a do ligamento natural. Daqui a seis meses, com os dois joelhos novos, Nilmar dificilmente estará sujeito a outra contusão como essa. Curiosamente, Nilmar foi disputado pelo Flamengo, no início desta temporada, mas acabou permanecendo em São Paulo. Se tivesse vindo para o Flamengo, o time carioca estaria com os seus dois principais atacantes no estaleiro por seis meses com a mesma lesão. Obina também rompeu os ligamentos do joelho no domingo passado, no jogo contra o Vasco.

A bruxa não ficou apenas em São Paulo e passeou também pelo Maracanã, onde Madureira e Flamengo fizeram o primeiro jogo da decisão da Taça Guanabara. O Madureira foi superior e heróico, pois derrotou a arbitragem e o adversário. A bruxa se manifestou quando tirou o atacante Valdir Papel com fratura no pé, num lance em que ele tentou chutar para o gol quando deveria ter servido o companheiro livre.

E até mesmo o Fluminense, que não jogou neste domingo, mesmo este não conseguiu escapar da maré de azar. O goleiro Diego chocou-se com a trave nos treinamentos e saiu de campo com fortes dores no joelho.

Sem comentários: