08 janeiro 2007

Será que o PC vai encaixar o time?

A torcida tricolor está ansiosa para o reinício da temporada, bastante animada com as novas contratações. Após a péssima campanha em 2006, um furacão passou pelas Laranjeiras com a chegada do Branco. Uma barca zarpou em direção ao alto mar na última semana do ano, sem deixar saudades, com exceção da partida de Marcão, que após sete anos como jogador do Flu, vai desembarcar em Cabo Frio. Não houve lágrimas nas despedidas de Tuta, Evando e Rogério. Fernando Henrique acabou ficando para mais uma temporada, apesar dos desejos de muitos torcedores de que também partisse.

Assim como em 2004 e 2006, a torcida está comemorando as contratações. Não foram poucas: Júnior César, Renato Silva, Cícero, Soares, Luiz Alberto, Carlos Alberto, Rafael Moura, Carlinhos, David, Alex Dias, Thiago Neves, Fabinho, Ivan e Douglas. Espero que, diferentemente do que aconteceu naqueles anos, esta não seja a única comemoração da torcida.

Eu sou de um tempo em que a torcida comemorava títulos, vitórias sobre os nossos rivais. É isso que gostaria de comemorar em 2007. Por isso não estou soltando foguetes com as contratações que, no papel, são muito boas. Mas também não são nenhuma garantia de vitórias. São muitos jogadores novos, não mantivemos nenhuma base e temos que construir um time a partir do zero.

Nem todos sabem que isso demanda tempo. Tempo para testar várias combinações até que a melhor seja encontrada. Tempo para os jogadores se conhecerem, tempo para o treinador conhecer os jogadores. Tempo para as jogadas ensaiadas serem decoradas pelos jogadores. Será que teremos esse tempo? Essa pergunta é válida porque os nossos rivais mantiveram a base de 2006 e têm essa vantagem sobre nós. Enquanto nós partimos do zero, eles partem de um patamar mais alto.

O Botafogo tem, na minha opinião, o melhor treinador: Cuca. Se o Bebeto e o Montenegro não atrapalharem o trabalho do Cuca, o Botafogo tem chances de conquistar o bicampeonato. Manteve Zé Roberto e Dodô está voltando. O Vasco fez uma excelente contratação: o argentino Dario Conca, que nos eliminou da Copa Sulamericana em 2005. E tem a volta de Romário, que mesmo velho, ainda é um finalizador que semeia o terror em qualquer zaga. O Flamengo foi o que menos se reforçou, e vai disputar a Libertadores da América, o que pode desviar o foco do campeonato carioca. Mas também tem um treinador que já mostrou que é muito bom, principalmente de boca calada.

Branco, PC Gusmão e Celso Barros Com base nisso tudo, este campeonato carioca tem tudo para ser empolgante. Não vejo favoritismo nenhum e até diria que, dos quatro grandes, a dupla Fla-Flu começa em desvantagem. O Flamengo por disputar a Libertadores em paralelo, e o Fluminense por ter o pior treinador e por ter que começar do zero.

A torcida tricolor está em expectativa. Sabe que o treinador dispõe de um bom material para trabalhar, mas está desconfiada quanto à sua capacidade para montar o time. É bom que Branco e o Dr. Celso Barros continuem vigiando de perto o trabalho do PC para não deixar que a coisa desande.

Sem comentários: