28 janeiro 2007

Flu perde de virada em Volta Redonda

Pela segunda rodada da Taça Guanabara, o Fluminense foi a Volta Redonda enfrentar o time da cidade. O técnico PC Gusmão manteve a escalação da primeira rodada, quando jogamos mal, mas vencemos o Friburguense. O primeiro tempo foi equilibrado, as duas equipes estavam se estudando e criaram poucas chances de gol. O meio-campo do Fluminense estava muito mal, muito lento, sem conseguir municiar o ataque. Carlos Alberto procurava sempre a jogada individual e dava tempo aos jogadores do Volta Redonda recomporem a defesa. Cícero sumidíssimo do jogo. Arouca e Romeu também estavam mal. Mesmo assim, o Fluminense poderia ter saído na frente em duas jogadas de categoria do Alex Dias que deixou o Carlinhos e depois o Cícero em condições de marcar.

Quem não faz, leva. E o Fluminense, numa falha de marcação dos volantes, deixou espaço para o lateral direito deles entrar nas costas do Júnior César, que estava fechando no meio. O lateral cortou e chutou forte. Luiz Alberto se abaixou e enganou Ricardo Berna, que não teve reflexo para defender o chute forte que passou sobre sua cabeça. O Volta Redonda fez 1 a 0 aos 38 minutos e a partir daí o time sentiu e quase cede o segundo após Júnior César perder a bola.

No intervalo, PC Gusmão fez duas substituições: tirou Romeu e pôs Thiago Neves, e tirou Cícero e pôs Soares. Mais uma vez não deu chances de vermos Cícero e Soares juntos em campo, aproveitando o entrosamento que tinham no Figueirense. Mas hoje nem reclamo muito pois a atuação do Cícero no primeiro tempo foi muito fraca e as substituições deram logo resultado. Aos 20 segundos de jogo, o Flu mostrou que queria jogo: Thiago Neves enfia uma bola para Alex Dias que é cortada para escanteio. Na cobrança do córner, Renato Silva desvia para o segundo pau e Soares entra livre para empatar de cabeça. Aos 2 minutos, Carlos Alberto faz bela jogada individual, se livra de dois jogadores e chuta forte, sem defesa para o goleiro.


O Fluminense exagerou na comemoração com o banco de reservas, como se houvesse conquistado o jogo ou vencido o campeonato. O juiz autoriza o reinício de jogo e o Volta Redonda parte para o ataque com boa parte do time do Fluminense ainda no campo adversário. Carlos Alberto acenava para a torcida. Por causa desse vacilo, o Volta Redonda quase chegou ao empate. Eu me lembro que na partida de estréia do PC Gusmão no Fluminense, no ano passado contra o Flamengo, sofremos o gol de empate logo após o gol do Tuta por causa desse mesmo vacilo. É inaceitável que um time profissional cometa um erro tão primário. Os jogadores precisam estar ligados no jogo durante todo o tempo.

Até os 25 minutos do segundo tempo, o Volta Redonda sentiu a virada. O Fluminense poderia ter feito o terceiro e o quarto gols, mas os atacantes erravam nas finalizações, ou eram individualistas demais. Soares apareceu bem no jogo e caía ora pela direita, ora pela esquerda. Por duas vezes foi lançado em contra-ataque mas desperdiçou os lances. Na melhor chance do Flu, os três atacantes conseguem envolver a defesa do Volta Redonda numa bonita triangulação, mas Rafael Moura perde o gol chutando a bola na trave, aos 23 minutos.

A partir desse lance, o Volta Redonda começou a acreditar que poderia virar. O técnico deles tirou Sérgio Manoel e botou Glauber em campo, que mudou o jogo. A partir dessa mudança, o Volta Redonda passou a dominar o meio campo e a criar chances de gol. O empate não demorou a sair, numa jogada em que a zaga do Fluminense ficou dormindo, pedindo impedimento.

O problema do Fluminense era no meio-campo, e aos 37 minutos, o técnico PC Gusmão faz uma lambança ao tirar Alex Dias para colocar em campo Adriano Magrão, queimando a última substituição numa mudança sem sentido. Primeiro por que Adriano Magrão é um jogador muito fraco, e segundo, por que fez uma leitura errada do jogo. Precisávamos recompor o nosso meio-campo, onde éramos dominados. Não havia necessidade de mexer no ataque. Se o Alex Dias estava cansado ou machucado, que entrasse o Roger, o David ou Thiago Silva no seu lugar. Qualquer um dos três poderia fechar o buraco no meio-campo do Flu. Esse erro do PC Gusmão decretou a derrota do Fluminense. O castigo veio aos 41 minutos, com o gol da virada do Volta Redonda.

Minhas restrições ao PC Gusmão aumentaram muito depois dessa partida de hoje. O Fluminense está mal escalado e o técnico não consegue fazer uma leitura correta do jogo. Vamos ver o que vem pela frente, se irá modificar o time para a próxima partida, contra o Nova Iguaçu. Rafael Moura já quebrou um galho ao ser expulso. Pelo menos o erro de escalá-lo o PC Gusmão não poderá repetir.

FICHA TÉCNICA - SÚMULA

VOLTA REDONDA 3 x 2 FLUMINENSE

Estádio: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data/hora: 28/1/2006 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Ubiraci Damasio Oliveira (RJ)
Auxiliares: Aristeu Leonardo Tavares e Dibert Pedrosa Moises (RJ)

Cartões amarelos: Cadu (VOL); Arouca e Thiago Neves (FLU)
Cartões vermelhos: Rafael Moura (FLU)

Borderô
Público: 6.460 pagantes
Renda: R$ 69.270,00

Gols: Júlio César (VOL), 38'/1ºT (1-0); Soares (FLU), 40''/2ºT (1-1); Carlos Alberto (FLU), 2'/2ºT (2-1); Welton (VOL), 37'/2ºT (2-2); Amaral (VOL), 41'/2ºT (2-3)

VOLTA REDONDA: Sandro, Júlio César, Alemão Aílson e Hamilton; Léo, Cadu (18'/2ºT- Rodrigo Calixto), Adriano Felício e Sérgio Manoel (28'/2ºT - Gláuber); Amaral e Robert (8'/2ºT - Welton).
Técnico: Moreno.

FLUMINENSE: Ricardo Berna, Carlinhos, Renato Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Romeu (intervalo, Thiago Neves), Arouca, Cícero (intervalo, Soares) e Carlos Alberto; Alex Dias (37'/2ºT - Adriano Magrão) e Rafael Moura.
Técnico: Paulo César Gusmão.

Sem comentários: