13 janeiro 2007

Previsões para 2007

Neste início de ano, quando os times já se reforçaram para o início da temporada, mas ainda não testaram suas forças em campo, qualquer previsão é arriscada, mas não vou fugir da responsabilidade. Vamos lá. No fim do ano veremos se minha bola de cristal está muito embaçada...

A primeira impressão é que, após vários anos de hegemonia paulista, o futebol será mais equilibrado em 2007. Dois grandes times paulistas, Corinthians e Palmeiras, atravessam uma crise política, que se reflete em campo. O Santos parece que também não tem uma boa saúde financeira, e perdeu jogadores importantes. Até mesmo o forte São Paulo sofreu perdas no elenco. Vamos ver como vai reagir à saída do Mineiro, do Fabão e do Danilo. Em termos nacionais, parece que apenas o São Paulo terá condições de disputar o título do campeonato brasileiro e seus principais adversários virão de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Em Minas, o Cruzeiro volta a apresentar-se como candidato a títulos, com a contratação do excelente Paulo Autuori. É o meu favorito para a conquista do campeonato mineiro e da copa do Brasil, competição que já conquistou em quatro ocasiões (1993, 1996, 2000 e 2003). Não vejo o Atlético Mineiro capaz de fazer frente ao Cruzeiro neste ano.

No Rio Grande do Sul é muito difícil fazer qualquer previsão. Eu vejo o Internacional com uma melhor estrutura para disputar o campeonato brasileiro, mas no campeonato gaúcho qualquer um pode vencer, haja vista o que aconteceu em 2006. Além disso o Grêmio está melhorando o time. Se conseguir manter o volante Lucas, um dos melhores do país, pode realmente fazer boa figura no Brasileirão.

No Rio, parece que o futebol está renascendo. O Fluminense contratou um time titular quase que completamente novo, mantendo apenas Arouca e o goleiro, mas a melhor contratação foi a vinda do Branco. O clube precisava de um dirigente que entendesse de futebol e não desperdiçasse o dinheiro do patrocinador em contratações equivocadas. O Flamengo trouxe muitas caras novas também, e sua melhor contratação parece ser o atacante Souza, artilheiro do campeonato brasileiro. Vasco e Botafogo também se reforçaram e mantiveram a base do ano passado. Assim como o Flamengo, terão mais facilidades que o Fluminense, que vai demorar mais para entrosar o time. O Flamengo já avisou que sua prioridade será a disputa da Taça Libertadores. Decisão questionável que pode trazer problemas durante o campeonato estadual. Por causa disso, não incluo o Flamengo entre os favoritos para a conquista do campeonato carioca. Acredito que o Botafogo leva grande vantagem por ter mantido o time e contar com o melhor técnico, Cuca. O Vasco me parece mais focado nos mil gols de Romário do que interessado em vencer o campeonato. Mesmo assim, será um adversário difícil. Não vejo o Fluminense forte para vencer o Estadual. Muitos jogadores novos chegaram, alguns com pinta de craque, e isso tudo é muito bom para o marketing da UNIMED, mas o que esses jogadores farão em campo dependerá da capacidade do PC Gusmão em armar este time. Em 2007 a capacidade do PC Gusmão será posta à prova. Bem, torço para que ele consiga, mas minha previsão é que o Fluminense estreará no Brasileirão com outro técnico.

Resumindo, esses são meus favoritos:

Campeonato carioca: Botafogo, Vasco
Campeonato paulista: São Paulo, Santos
Campeonato mineiro: Cruzeiro
Campeonato gaúcho: Internacional
Copa do Brasil: Cruzeiro, Vasco
Campeonato Brasileiro: Internacional, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense

Sem comentários: