21 janeiro 2007

Flu é eliminado da Copinha

Hoje à tarde me preparei para ver mais um jogo deste time de juniores do Fluminense que vem fazendo uma bela campanha na Copa São Paulo de Juniores. E os garotos novamente não decepcionaram. Jogaram muito bem contra o forte time do São Paulo e foram superiores em diversos momentos do jogo. Fomos eliminados, perdemos por 2 a 1, resultado até esperado, mas o saldo foi altamente positivo e a torcida tricolor pôde conhecer alguns jogadores que têm tudo para serem aproveitados no time profissional dentro de pouco tempo.

O Flu começou muito bem no jogo, dominando o meio campo e criando uma chance logo aos três minutos, quando Léo Itaperuna foi lançado, passou pelo goleiro são-paulino e foi derrubado por ele dentro da área. Pênalti claro que o juiz não deu e poderia ter mudado o resultado do jogo. Até mesmo o comentarista do Sportv, paulista, reconheceu que foi pênalti. Bem, o Fluminense não se abalou. Já sabendo o que iria encontrar pela frente nas terras de Edílson Pereira de Carvalho, o Fluminense seguiu dominando o meio-campo. O São Paulo, talvez inseguro por não contar com sua zaga titular, dava muitos espaços para o Fluminense jogar. O Fluminense dominava o meio mas não conseguia criar chances claras de gol. Sentia a falta do meia Renan, suspenso. Tartá, seu substituto, caía aberto pela ponta direita e dava muito trabalho à defesa são-paulina, que destacava às vezes três jogadores para marcá-lo.

A partir dos 20 minutos de jogo, o São Paulo começou a encontrar o seu jogo. Acertou a marcação no meio e o Fluminense não encontrou mais espaços. O tricolor começou a ser pressionado e quem se destacou foram o excelente goleiro Alessandro, que em uma defesa chocou-se contra a trave, e o zagueiro Sandro, perfeito no desarme sem cometer faltas. O técnico tricolor, Anthony Santoro, inverteu o posicionamento do Tartá, fazendo-o cair para a esquerda, o que abriu espaço para a subida do lateral esquerdo são-paulino. O lateral direito tricolor, Anderson, muito bom no apoio, não percebeu que o São Paulo começava a se criar pelo seu lado e continuou apoiando. O castigo veio nos acréscimos. O excelente meia são-paulino Sérgio Mota enxergou um companheiro livre pela esquerda e meteu a bola. Ao cortar o goleiro, foi derrubado. Pênalti e 1 a 0 para os donos da casa.

No segundo tempo, logo no início do jogo o São Paulo faz o segundo gol numa bonita trama que envolveu toda a defesa tricolor. O Fluminense se abateu e o domínio paulista aumentou. O goleiro Alessandro continuou fechando o gol. Quando menos se esperava o atacante Mário faz bela jogada individual e arremata no ângulo, num chute belíssimo. 2 a 1 no placar. O jogo ficou aberto. O Fluminense tentava o empate mas esbarrava na sólida defesa são-paulina. No meio campo começou a aparecer o futebol do Fernando Bob, que não me agradara nas partidas anteriores. Encontrando mais espaço, ele passou a carregar o Fluminense ao ataque, com passes precisos, boas viradas de jogo, arrancadas e dribles, mas faltou aquele último passe para deixar um companheiro na frente do gol.

Bem, o saldo final foi positivo. Ficamos conhecendo o potencial desses jogadores e esperando para revê-los, dentro de um ou dois anos, fazendo parte do elenco profissional. O goleiro Alessandro foi que mais me agradou. O zagueirão Sandro também tem condições de subir para os profissionais e fazer boa figura. Anderson tem potencial, chuta bem mas é fraco defensivamente. O volantes Maurício e Fernando Bob também agradaram. O meia Renan é muito técnico mas precisa ganhar corpo e aprender a ser mais objetivo. Os atacantes, Mário, Vinícius e Léo Itaperuna, tiveram apresentações irregulares. O técnico Anthony Santoro está de parabéns por ter montado este time, mas hoje não conseguiu vencer o esquema tático do São Paulo, que foi superior e mereceu a vitória.

Sem comentários: