31 maio 2008

Um empate heróico, mas perigoso

Thiago Silva emocionou-se com o gol de empate
O Fluminense arrancou um empate frente ao Boca Juniors, quarta-feira passada em Avellaneda, na primeira partida da semifinal da Libertadores. Um resultado heróico pelo volume de jogo do time argentino, e pelas chances criadas e salvas pelo goleiro Fernando Henrique, o melhor jogador do Fluminense. Após estar duas vezes atrás no placar, o Fluminense foi buscar o empate com um chute de fora da área de Thiago Neves em que o goleiro argentino Migliori falhou escandalosamente, deixando a bola passar por entre suas mãos.


O Fluminense fez um bom primeiro tempo. Com Ygor sentindo a panturrilha, Renato Gaúcho optou por escalar o jovem Maurício no seu lugar. Uma temeridade, dada a pressão que recairia sobre o jovem volante. A aposta de Renato parece ter dado certo no primeiro tempo. O experiente Roger, herói da conquista da Copa do Brasil do ano passado, ficou no banco assistindo o Fluminense equilibrar as ações no meio campo. É verdade que o Boca tinha mais posse de bola, mas o Fluminense encontrava espaços para encaixar o seu contra-ataque.


O grande Riquelme foi marcado por Arouca, que não conseguiu dar conta do recado. Mesmo marcado, Riquelme jogava solto, invertendo o jogo, cortando a zaga tricolor em direção ao gol e marcando o primeiro gol da partida, numa bela jogada em que, com apenas três passes de primeira, o Boca desarmou todo o esquema defensivo do Fluminense, que assistiu ao lance sem esboçar reação.


Exatamente como aconteceu nas quartas de finais contra o São Paulo, o Fluminense empatou logo em seguida, com Thiago Silva completando de cabeça após a cobrança de falta de Thiago Neves. No último minuto do primeiro tempo, o Fluminense poderia ter virado o jogo: Thiago Neves deixou Júnior César em condições de escolher entre chutar ao gol ou cruzar para Washington na pequena área, mas o lateral esquerdo acabou chutando mal e o Fluminense desperdiçou a sua chance de ir para o vestiário em vantagem.


No segundo tempo, o Boca partiu para cima do Flu. A pressão foi quase insuportável. O tricolor se limitava a concentrar seus jogadores dentro da área e aliviar a pressão com chutões para a frente. Fernando Henrique brilhou duas vezes, defendendo duas cabeçadas à queima roupa. O volante Maurício, que tinha feito um bom primeiro tempo, parece que passou a sentir a pressão, errando passes seguidamente e armando contra-ataques para o Boca. Renato subsitituiu-o por Romeu e o Boca foi conseguir o seu segundo gol apenas devido ao erro do fraco árbitro uruguaio Roberto Silvera, que inventou uma falta na entrada da área, perfeita para Riquelme encontrar o ângulo tricolor.


Quando a derrota parecia certa, Thiago Neves pega um rebote da zaga na entrada da área e chuta forte. O goleiro Migliori bobeia e deixa a bola entrar. O Fluminense consegue o empate, tendo marcado dois gols na casa do adversário. Um resultado bom, mas perigoso, pois o Boca parece jogar melhor fora de casa. Contra o Cruzeiro, que perdera por 2 x 1 em Buenos Aires, o Boca jogou sem medo no Mineirão e passou fácil. Nas quartas de finais contra o Atlas, o mesmo resultado de 2 x 2 em Buenos Aires foi largamente comemorado pelo time mexicano que, entretanto, não resistiu a pressão dos bosteiros em sua própria casa e perdeu por 3 a 0.


Esse histórico, e mais todos os títulos internacionais recentemente conquistados pelo time argentino, impedem que apontemos o Fluminense como favorito para chegar às finais da Libertadores. O favorito ainda é o Boca e apenas o trabalho sério, a dedicação, a sorte, a total ausência de oba-oba, a humildade suprema e muita, muita ajuda de João de Deus podem levar o Fluminense a superar o Boca e conquistar o senho de chegar à final da Libertadores.

FICHA TÉCNICA - SÚMULA:
BOCA JUNIORS 2 X 2 FLUMINENSE

Estádio: Juan Domingo Perón, Buenos Aires (ARG)
Data/hora: 28/5/2008 - 21h50min (de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (URU)
Auxiliares: Mauricio Espinosa (URU) e Robert Muniz (URU)

Cartões amarelos: Chávez, Riquelme, Cáceres (BOC); Junior Cesar, Romeu, Fernando Henrique (FLU)

GOLS: Riquelme, 11'/1ºT (1-0); Thiago Silva, 15'/1ºT (1-1); Riquelme, 19'/2ºT (2-1); Thiago Neves, 31'/2ºT (2-2).

BOCA JUNIORS: Migliore, Maidana (Ibarra, 15'/2ºT), Cáceres, Paletta e Morel Rodríguez; Chávez (Cardoso, 27'/2ºT), Battaglia (Vargas, 30'/2ºT), Dátolo e Riquelme; Palacio e Palermo.
Técnico: Carlos Ischia.

FLUMINENSE: Fernando Henrique, Gabriel, Thiago Silva, Luiz Alberto e Junior Cesar; Maurício (Romeu, 17'/2ºT), Arouca, Cícero, Thiago Neves (Roger, 42'/2ºT), Conca; Washington (Dodô, 33'/2ºT).
Técnico: Renato Gaúcho.

Sem comentários: