05 dezembro 2008

Retrospectiva 2008

É fim de ano, o campeonato brasileiro acabará depois de amanhã e é chegada a hora da retrospectiva 2008 no futebol. Há um ano atrás, poli a minha bola de cristal e lancei as minhas previsões. Vamos ver se acertei mais do que errei.

Começando pelo campeonato carioca. Eu havia previsto uma final entre Flamengo e Fluminense. Errei, pois o Fluminense fez um campeonato medíocre. Renato Gaúcho perdeu muito tempo forçando o time a jogar em um inviável 4-3-3, e quem chegou à final foi o modesto time do Botafogo, que não teve forças para vencer o Flamengo.

Quanto à Libertadores, falei que não acreditava na dupla Fla-Flu. Nesse ponto acertei, pois o Fluminense morreu na praia e o Flamengo deixou a competição após a vexaminosa derrota por 3x0 em pleno Maracanã para o América do México de Cabañas. Mas eu apostava em Boca ou São Paulo, e a zebra LDU foi a campeã.

No campeonato paulista, finalmente um acerto. Previ a vitória do Palmeiras baseado no histórico de Luxemburgo. Na Copa do Brasil, novamente errei, pois previ que o campeão seria Grêmio ou Internacional, e o vencedor foi o Sport Recife. Mas uma menção honrosa merece ser dada ao meu comentário de que não acreditava no Corinthians. Eu disse que o único título que o Corinthians ganharia em 2008 seria o de campeão da segundona.

Quanto ao campeonato brasileiro, eu não previ apenas um campeão. Eu disse que o campeão seria um desses: São Paulo, Luxemburgo, Inter, Flu ou Cruzeiro. Ora, o campeonato será decidido no domingo e apenas dois clubes podem conquistar o título: o previsível São Paulo, e o surpreendente Grêmio. Inter e Flu fizeram forfait, e o Cruzeiro, bem como o Palmeiras de Luxemburgo, estão na briga pela Libertadores. Portanto, acho que não errei muito... Mas reconheço que nesse ponto minha aposta foi muito vaga. Prometo apontar apenas um favorito ao título do ano que vem. Aguardem minhas previsões na semana que vem.

Sem comentários: