22 dezembro 2007

Previsões para 2008

Chegou novamente o momento de fazer as previsões para o futebol brasileiro. O ano de 2008 está prestes a começar e quem serão os campeões? Quem serão os derrotados? Confesso que este ano a previsão me parece bem mais fácil do que no ano passado, mas geralmente quanto temos essa sensação de que tudo será fácil, aí mesmo é que erramos redondamente!

No futebol carioca, Flamengo e Fluminense despontam como os favoritos para brigarem pelo título. Ambos conquistaram um título em 2007 e mantiveram a base vencedora. Além disso souberam reforçar-se nos seus pontos fracos. Flamengo trouxe jogadores para o meio-campo. Gavillán e Kleberson são excelentes jogadores e vão tornar o meio-campo rubro negro um dos melhores do país. O Fluminense preferiu reforçar o seu ataque, o ponto fraco em 2007. Trouxe Washington e Dodô, por enquanto. Outros jogadores ainda estão na pauta de negociação, mas ainda não foram apresentados. Falcao Garcia, Dario Conca, Fabinho (ex-Toulouse), Felipe e Léo, além de Leandro Amaral estão sendo cotados para fazer parte da Máquina. Vamos aguardar para ver quantos desses nomes se concretizarão. A verdade é que o Fluminense tem uma boa base mas ainda precisa de um goleiro e um lateral esquerdo, além de opções para o meio-campo.

A disputa do campeonato carioca deverá ficar entre a dupla Fla-Flu. O Botafogo desmontou o grande time de 2007, por causa das declarações impensadas do diretor Carlos Augusto Montenegro, e do péssimo clima causado pelo doping de cafeína que era dado aos jogadores. O clima azedou e os craques debandaram. Dodô foi para o Fluminense, Zé Roberto para o exterior, e o bom zagueiro Juninho se mandou para o São Paulo, ao lado de Alex. O Vasco da Gama também está aos pedaços, com Eurico Miranda agarrado ao osso, que não larga de jeito maneira, e através de artimanhas jurídicas e subornos, mantém o cargo de presidente, que deveria ter sido passado a Roberto Dinamite. O caos político se reflete no time, que nunca esteve tão fraco, sem patrocinador e vivendo apenas do brilho fosco da estrela cadente de Romário, suspenso por 120 dias por doping.

Flamengo e Fluminense, portanto, deverão fazer a final do campeonato carioca, se não o abandonarem para jogar com tudo a Libertadores. Não acredito na vitória de nenhum dos dois na copa continental. Há times mais fortes, e com mais tradição, como o São Paulo e o Boca, que perdeu o Mundial para o Milan e deve vir mordido, com Riquelme, para conquistar a Taça e tentar o empate em títulos mundiais com o time italiano, em dezembro.

São Paulo fez uma aposta arriscada. Adriano é uma incógnita. Pode se recuperar e voltar a ser o jogador que encantou o mundo na Copa América e na Copa das Confederações. Mas pode também ser um gol contra. De qualquer maneira, Adriano volta para a Europa no meio do ano e o São Paulo vai ter que procurar outro craque para ser candidato ao título brasileiro. No campeonato paulista eu aposto no Palmeiras, que com Luxemburgo no comando, volta a ter chances reais de ser campeão. Lembrando que nos últimos 30 anos o Palmeiras só foi campeão com dois técnicos: Luxemburgo e Felipão.

Na Copa do Brasil, a disputa deverá ficar entre dois gaúchos: Internacional e Grêmio. Não acredito no Vasco, Botafogo ou Atlético Mineiro. Corinthians deverá montar um time apenas suficiente para voltar à primeira divisão. O único título que deverá conquistar em 2008 será o da segundona.

No Campeonato Brasileiro, qualquer previsão é loucura, neste momento. Os times são muito equilibrados e até o início do campeonato muita coisa pode mudar. Os favoritos são os times de sempre: São Paulo, Luxemburgo, Inter, Fluminense, Cruzeiro. Qualquer um pode vencer.
Resumindo, aí vão os meus palpites:
Carioca: Flamengo ou Fluminense
Paulista: Palmeiras
Gaúcho: Inter
Libertadores: Boca ou São Paulo
Copa do Brasil: Inter ou Grêmio
Brasileiro: São Paulo, Palmeiras, Inter ou Fluminense